Common European Framework
Após uma série de estudos do nosso Centro de Desenvolvimento Pedagógico [Teaching Development Center – TDC], foi possível classificar os livros da série inFlux de acordo com os níveis descritos no Quadro Comum Europeu de Referências para as Línguas [em inglês, Common European Framework for Language References – CEF], documento pedagógico e linguístico que estabelece sólidos parâmetros sobre o desempenho dos aprendizes de línguas estrangeiras no mundo.
A Série inFlux e o Quadro Comum Europeu de Referências para as Línguas
Após uma série de estudos do nosso Centro de Desenvolvimento Pedagógico [Teaching Development Center – TDC], foi possível classificar os livros da série inFlux de acordo com os níveis descritos no Quadro Comum Europeu de Referências para as Línguas [em inglês, Common European Framework for Language References – CEF], documento pedagógico e linguístico que estabelece sólidos parâmetros sobre o desempenho dos aprendizes de línguas estrangeiras no mundo.
Desta forma, a inFlux English School dá um grande salto em direção à qualidade de ensino oferecida ao seu público-alvo. Com esta ação, os alunos e alunas da rede inFlux passam a ter ideia do seu nível de conhecimento da língua alvo a partir de parâmetros internacionais.
A importância desta ação pedagógica serve ainda para reforçar o programa conhecido como Compromisso de Aprendizado, no qual os alunos ao concluírem o curso avançado [Book Five] da inFlux terão chances de alcançar pontuação expressiva no TOEIC® [Test of English for International Communication].
A série inFlux e as competências adquiridas
O objetivo em todos os livros da série inFlux é ajudar os alunos a alcançar a Competência Comunicativa proposta, ou seja, comunicar-se de forma eficaz dentro das situações propostas no material.
Para que o objetivo central de cada livro, e também o do curso inFlux como um todo, seja atingido, é importante que alunos e professores estejam inseridos no método inFlux de forma plena e confiante. As abordagens de ensino [Comunicativa e Lexical] também são fundamentais neste processo.
Competências Comunicativas
Clique abaixo para conhecer as competências comunicativas alcançadas ao término de cada livro:
COMPETÊNCIAS COMUNICATIVAS ALCANÇADAS NO BOOK 1
No Book 1 da série inFlux, o aluno será exposto a algumas situações básicas e corriqueiras. Em termos de competência comunicativa, os alunos serão capazes de:
Se apresentar, cumprimentar as pessoas, expressar agradecimentos, ter uma conversa simples em restaurantes, dar e aceitar sugestões, pedir e dar informações pessoais, convidar pessoas de modo informal, pedir e dar informações sobre localização, falar sobre sua família e amigos, falar sobre onde se encontram determinados objetos, manter uma conversa básica em compras, falar sobre preços, descrever basicamente a aparência das pessoas, falar as horas, falar sobre ações rotineiras no passado, falar sobre o tempo e as estações do ano, falar sobre o futuro [planejado e não planejado], falar sobre problemas de saúde, falar sobre a saúde de alguém, falar sobre o que conseguia, consegue e não consegue fazer, falar basicamente ao telefone.
Com estes temas em mente, percebemos que os alunos inFlux ao terminarem o Book 01 se enquadrarão no nível A1 do CEF
Capaz de compreender e usar expressões familiares e rotineiras bem como itens lexicais [phrases] básicos que satisfaçam as necessidades básicas [concretas] da comunicação. Neste nível o aluno é também capaz de apresentar a si mesmo bem como a outras pessoas, é capaz de fazer e responder a perguntas pessoais tais como onde reside, pessoas que conhece e coisas que possui. É ainda capaz de interagir de modo simples desde que a outra pessoa [o interlocutor] fale devagar e claramente e esteja preparada a ajudar.
COMPETÊNCIAS COMUNICATIVAS ALCANÇADAS NO BOOK 2
Ao encerrar o Book 2 da série inFlux, nossos alunos terão consolidado o que adquiriram no Book 1. Algumas situações serão revistas e outras serão apresentadas. Ao terminar o inFlux Book 2, o aluno inFlux será capaz de:
Falar sobre suas férias, falar sobre o clima, pedir e dar informações sobre pontos geográficos específicos, falar sobre atividades esportivas, falar sobre coisas de seu interesse e suas preferências, comunicar-se em um restaurante, falar sobre a personalidade das pessoas e a sua, falar sobre seu estado de espírito e o dos outros, falar sobre acidentes de menor gravidade, comunicar-se no momento de ir às compras, falar sobre sua família e seus amigos, falar sobre moda [roupas, acessórios], pedir e dar conselhos, falar sobre suas expectativas e planos futuros.
Levando em conta a descrição de níveis estabelecidas pelo CEF, podemos afirmar que nossos alunos ao concluírem o Book 2 serão enquadrados no nível A2, segue abaixo a descrição:
Capaz de compreender sentenças e expressões usadas frequentemente desde que relacionadas às áreas de relevância imediata [informações pessoais e familiares básicas, compras, localização, emprego, descrição básica de pessoas, etc.]. Comunica-se de modo simples tarefas rotineiras que exigem troca de informações simples e diretas. Troca informações sobre questões familiares e rotineiras simples. Descreve em termos simples aspectos de sua formação [pessoal, escolar e profissional], ambiente em que vive e trabalha e assuntos nas áreas de necessidade imediata
COMPETÊNCIAS COMUNICATIVAS ALCANÇADAS NO BOOK 3
Ao dar sequência em seus estudos na inFlux, o aluno no Book 3 entrará no nível intermediário da rede. Neste nível o aluno já deverá ser capaz de se comunicar com mais segurança. Para isto algumas situações referentes aos níveis A1 e A2 do CEF serão reencontradas. Assim, ao concluir o inFlux Book 3 o aluno será capaz de:
Ampliar as formas de cumprimentos, apresentações e despedidas, descrever pessoas, falar sobre estilo de vida e hábitos alimentares, falar sobre sua cidade e sua vizinhança, falar sobre festivais folclóricos, feriados e tradições, falar sobre métodos de preparo de alimentos e receitas, falar sobre atividades corriqueiras, fazer pedidos e pedir e oferecer favores, fazer reclamações e pedidos de desculpas, falar sobre viagens e turismo, falar sobre sonhos e aspirações futuras, falar sobre o clima e desastres ambientais, falar sobre festas e reuniões informais entre amigos, falar sobre o reino animal.
Nota-se portanto que internacionalmente o aluno inFlux que conclui o Book 3 será classificado no nível B1 do CEF. Observe a descrição do nível abaixo:
Compreende os pontos principais de uma padrão claro de input sobre assuntos familiares geralmente encontrados no trabalho, escola, lazer, trabalho etc. Lida com uma variada gama de situações que podem ocorrer enquanto viaja por um país no qual a língua é falada. Produz textos simples sobre tópicos que sejam familiares ou de interesse pessoal. Descreve experiências e eventos, sonhos, aspirações e ambições e é capaz de dar explicações e razões breves sobre seus planos e opiniões.
COMPETÊNCIAS COMUNICATIVAS ALCANÇADAS NO BOOK 4
O Book 4 da série inFlux é classificado como nível intermediário superior [upper-intermediate]. Ao concluir este nível, o aluno inFlux será capaz de:
Falar sobre si mesmo e outras de forma mais espontânea, natural e fluente, motivar e encorajar as pessoas com as quais convive, falar sobre máquinas, aparelhos domésticos e ferramentas corriqueiras, falar sobre obedecer e quebrar a lei, falar sobre temas mais abstratos, falar sobre problemas ambientais bem como soluções para tais problemas, falar sobre anúncios, comerciais e propagandas, falar sobre situações de compra e venda mais abstratas, falar sobre arrependimentos e desejos, falar sobre competitividade, falar sobre atividades do tempo livre, falar sobre hotéis e viagens em situações mais complexas, falar sobre situações de turismo.
Em comparação com os níveis estabelecidos pelo CEF, afirmamos que o Book 4 é equivalente ao nível B2:
Compreende ideias principais de texto complexos sobre temas concretos e abstratos, incluindo discussões técnicas [simples] em sua área de especialização. Interage com um grau de fluência e espontaneidade que torna a interação com falantes nativos um tanto quanto possível sem dificuldades para ambas partes. Produz textos claros e detalhados sobre uma gama variada de assuntos e explica um ponto de vista sobre assuntos tópicos fornecendo as vantagens e desvantagens de várias opções.
COMPETÊNCIAS COMUNICATIVAS ALCANÇADAS NO BOOK 5
O Book 5 é o último nível da série inFlux. Nele o número de situações vivenciadas pelo aluno é enorme. Portanto, a quantidade de temas abstratos é ampliado. Haverá ainda o reencontro com algumas situações corriqueiras; no entanto, o nível de abstração será maior. Ao concluir este nível, o aluno inFlux será capaz de:
Falar sobre relacionamento entre amigos e conhecidos, falar sobre suas relações familiares, falar sobre formas e cores, falar sobre crimes e punições, falar sobre permissões e proibições, discutir e fazer as pazes, contar histórias, falar sobre desculpas e situações semelhantes, falar sobre contratações e demissões, manter conversas ao telefone por mais tempo, solucionar problemas de comunicação, falar sobre choques culturais, falar sobre qualidade e quantidades, falar sobre o mundo dos negócios, falar sobre atividades como cinema, teatro etc, falar sobre conquistas, vitórias e sucesso.
Ao terminar o Book 5, o aluno inFlux estará no nível C1 do CEF, cuja descrição é:
Compreende textos longos e complexos e é capaz de reconhecer o significado implícito dos textos. Expressa-se fluentemente e espontaneamente sem procurar demais pelas palavras e expressões que precisa. Usa a língua de modo flexível e eficiente em situações sociais, acadêmicas e profissionais. Produz textos claros, bem-estruturados e detalhados sobre assuntos complexos demonstrando uso controlado de padrões organizacionais, conectivos e recursos coesivos.
A inFlux garante, em contrato, o domínio rápido do seu inglês.
Este é o nosso Compromisso de Aprendizado com você.
A INFLUX VAI SURPREENDER VOCÊ
Preencha seus dados abaixo que entraremos em contato com você.