Conheça os diferenciais dos profissionais de grandes empresas

As organizações estão cada vez mais exigentes na hora de contratar e, posteriormente, promover um funcionário. Isso é reflexo de um mercado de trabalho altamente competitivo e que demanda não apenas profissionais qualificados, mas com perfis específicos.

Sendo assim, além do ensino superior e dos cursos de qualificação disponíveis, espera-se alguns diferenciais dos profissionais de grandes empresas. Não basta ter um currículo bom, é preciso contar ou desenvolver determinadas habilidades e atitudes.

Quais os principais diferenciais dos profissionais de grandes empresas?

1) Profissionais atualizados

Manter-se atualizado(a) profissionalmente e estar atenta(o) a tudo aquilo que acontece ao seu redor são considerados diferenciais dos profissionais de grandes empresas.

Segundo Ana Paula da Fonseca em post ao blog do Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ),
é fundamental manter uma rotina de leituras diárias – seja de jornais, revistas ou sites especializados -, bem como buscar especializações e workshops. Tudo isso ajuda a ampliar o conhecimento e demonstra que se trata de um(a) candidato(a) realmente interessado(a).

2) Proatividade

Não é de hoje que as empresas valorizam colaboradores pró-ativos. Em uma rotina corrida e que requer tomadas de decisão ágeis, quem espera outra pessoa lhe encaminhar trabalho pode acabar ficando para trás.

Logo, conforme a página Catho, é primordial antecipar-se, ter iniciativa e mostrar-se sempre aberta(o) a novos desafios.

3) Inteligência emocional

A pressão faz parte do mundo corporativo. Portanto, a capacidade de entregar resultados positivos mesmo nestas condições é, segundo Ana Paula ao UNIPÊ
, considerado um dos diferenciais dos profissionais de grandes empresas.

Isso é resultado do equilíbrio emocional, ou seja, do não abatimento frente às adversidades e da admissão de uma postura otimista.

4) Ética

Pessoas que desempenham suas funções de forma ética, sendo íntegras e honestas, estão na lista dos colaboradores dos sonhos. E, segundo o estudo da UNIPÊ, prezar pela qualidade em tudo o que faz e defender os mesmos valores da organização são típicos diferenciais dos profissionais de grandes empresas.

5) Motivação

A motivação é considerada uma característica imprescindível no cenário corporativo. Segundo Ana Paula ao UNIPÊ
, as pessoas com auto-estima e que se adaptam facilmente às mudanças recebem melhores avaliações.

Assim, é fundamental que o colaborador mantenha-se, dentro do possível, entusiasmado, comprometido e determinado, mesmo em situações adversas e/ou de crise. Ou seja, que encontre motivos para agir em prol do crescimento próprio e da empresa.

6) Liderança

Ter espírito de liderança é mais um entre os diferenciais dos profissionais de grandes empresas porque, segundo a Revista Exame, um líder tem a capacidade natural de inspirar e engajar seus colegas de trabalho.

7) Domínio de outro idioma

Conforme publicado pela PUC Minas
, o profissional que fala outro idioma tem mais chances de conquistar uma vaga no mercado atual. Isso porque, com a globalização, é preciso estar apto(a) a se comunicar com pessoas de outros países.

Apesar do domínio do inglês ser um requisito mínimo, o espanhol também é considerado um atrativo. Visto que, segundo o Guia das Carreiras, já são aproximadamente 350 milhões de pessoas falando a língua.

Agora que você sabe alguns dos diferenciais dos profissionais de grandes empresas, confira mais posts no inFlux Blog!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Mais lidos

A inFlux garante, em contrato, o domínio rápido do seu inglês.

Este é o nosso Compromisso de Aprendizado com você.

A inFlux garante, em contrato, o domínio rápido do seu inglês.

Este é o nosso Compromisso de Aprendizado com você.

A INFLUX VAI SURPREENDER VOCÊ

Preencha seus dados abaixo que entraremos em contato com você.