O que é e para que serve o CA?

Todo aluno inFlux sabe que tem de preparar o CA (ou AC em espanhol) antes de cada aula. Os professores falem sobre importância desse material, mas ainda assim muita gente despreza esse livro tão importante no desenvolvimento da fluência em inglês ou espanhol. Dessa forma, decidimos hoje falar sobre o material conhecido como CA (ou AC, no curso de espanhol) na inFlux.

Para quem não é aluno inFlux, CA é a abreviação para Communication Activities (em espanhol esse material é chamado de Actividades de Comunicácion, AC). Trata-se de um livro que acompanha os cursos de inglês e espanhol na inFlux e que muita gente pensa ser um livro de atividades para casa. Na verdade, o CA é muito mais que isso. O obejtivo dele vai além dos livros de atividades convencionais.

Um dos principais objetivos desse material é ajudar os alunos inFlux a desenvolver a fluência e a pronúncia na língua que estudam. Por isso ele tem o nome de Atividades de Comunicação. Ou seja, não é um livro com atividades de gramática: escreva os verbos na forma correta, complete com a preposição que falta, complete com o Present Continuous, ligue as palavras da direita com a tradução correta na esquerda, etc. Afinal, como você bem sabe, esse tipo de coisa (gramática) você aprende usando a língua. E usar a língua significa se comunicar com a língua. Em outras palavras, quem usa a língua se comunica; logo, os livros de atividades de comunicação têm o propósito de ajudar você a desenvolver a comunicação e não a análise gramatical.

Assim, esse material procura ajudar os alunos a perceberem como a língua é usada. Para isso, as atividades neles são atividades que ajudam você a falar inglês e aprender a língua como ela é usada por falantes nativos (seja de inglês ou de espanhol). Ele ajuda os alunos não apenas a destravar o inglês, por exemplo, na hora de falar inglês; mas de ouvir o inglês como ele é falado no dia a dia. Se você é aluno da inFlux e tem um CA (ou AC) aí perto de você, dê uma olhada nele. Veja que as atividades estimulam a pronúncia e o uso da língua. Todas as atividades estão no CD que acompanha o livro. Portanto, você tem ainda a oportunidade de desenvolver suas habilidades de audição na língua alvo. Em resumo, o CA (ou AC) é uma maneira bastante valiosa de você melhorar seu inglês (ou espanhol) de forma mais rápida e natural.

Claro que para isso acontecer, você precisa saber usar esse material. É preciso saber como tirar o melhor proveito das lições contidas nele. Pensando nisso, a equipe pedagógica da inFlux (inFlux TDC) colocou na capa interna do livro as orientações para que você saiba como usar o livro de modo eficiente. Como você poderá ver lá, há três passos para ajudá-lo a usar os livros. Abaixo reescrevemos os passos e colocamos algumas observações a mais para ajudar mais ainda.

  1. Faça os exercícios escritos (isso ajuda você a desenvolver sua habilidade de escrita e leitura). Feito os exercícios compare suas repostas com as respostas que estão no final do livro (não copie direto de lá, faça as atividades e compare as respostas). Corrija os seus erros (caso tenha ficado com dúvida em uma questão ou outra, converse com seu professor).
  2. Após fazer a parte escrita, ler e comparar as respostas; faça os exercícios de áudio. Nesse momento, você pode deixar o seu livro aberto para saber o que está sendo dito e saber como fazer cada atividade proposta. Após o sinal sonoro, você deverá falar (repetir) o que a atividade pede. Faça isso sem medo; o importante é fazer a atividade da forma que você achar melhor. Mas lembre-se de falar alto e do modo mais claro possível. Você poderá repetir e refazer as atividades quantas vezes achar necessário. Lembre-se: a prática leva à perfeição.
  3. Depois de fazer a primeira parte do exercício de áudio, você terá de fazê-la novamente. Mas, nessa segunda vez o seu livro deverá estar fechado. Isso serve para ajudar você a internalizar (memorizar) as expressões, sentenças, palavras que praticou na lição. Você também poderá fazer essa parte quantas vezes quiser. O ideal é praticar bastante e assim ficar com o conteúdo na ponta da língua.

Por fim, saiba que se você entender a importância dessas atividades e fazê-las com dedicação, você logo notará melhoras significativas no seu inglês (ou espanhol). Quanto mais você praticar, melhor. Lembre-se de sempre pedir ajuda ao seu professor quando tiver dificuldades ou dúvidas. Isso não é errado! O errado é você ficar na dúvida e seu professor está lá para te ajudar. Fazendo tudo isso e as demais orientações dadas a você, não haverá dúvidas de que logo seus objetivos serão alcançados.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Mais lidos

A inFlux garante, em contrato, o domínio rápido do seu inglês.

Este é o nosso Compromisso de Aprendizado com você.

A inFlux garante, em contrato, o domínio rápido do seu inglês.

Este é o nosso Compromisso de Aprendizado com você.

A INFLUX VAI SURPREENDER VOCÊ

Preencha seus dados abaixo que entraremos em contato com você.