Você já viu alguém falar inglês com tanta facilidade e confiança que pensou: “nossa, que inveja”? A boa notícia é que você não está sozinho. Muitas pessoas se perguntam como ter confiança para falar em inglês, então a gente te conta o segredo para se comunicar com segurança a partir de agora, não em um futuro distante.

Pratique com chunks!
Essa é a primeira dica e a mais importante de todas. Se você ficar decorando listas de palavras isoladas, talvez até consiga se comunicar. Mas toda a hora vai ficar se perguntando se a gramática está correta, se a frase fez sentido, se é assim que as pessoas falam mesmo…. e aí, você trava, gagueja, aquela bagunça toda.
Mas, se você aprender chunks em vez de palavras soltas, não vai ficar pensando duas vezes e vai soar natural com muito menos esforço. Chunks são grupos de palavras que nativos usam com frequência. Toda língua tem chunks. Você usa no português o tempo todo, sem nem perceber: “com licença”, “nem te conto”, “Estou de saco cheio de…” etc. são todos chunks do português.
Você pode aprender mais sobre chunks aqui:
O que são chunks e como eles aceleram o aprendizado do inglês – inFlux
Escute, repita e crie suas próprias frases!
A partir de hoje, para falar inglês com confiança, você vai ser um caçador de chunks. Toda vez que você capturar um chunk novo, não deixe ele escapar. Se você não praticar, não vai se sentir confiante na hora de falar.
Para evitar que isso aconteça, você precisa de três coisas: escutar, repetir e criar suas próprias frases de exemplo. Vamos imaginar você está passando pela seguinte situação:
- Estou assistindo minha série favorita. Apareceu “I’m fed up with you.” e você entendeu que essa frase pode significar “Estou de saco cheio de você.”. Olha só, um novo chunk. Vou escutar outra vez:
I’m fed up with… Estou de saco cheio de…
- Vou repetir pra pegar bem direitinho a pronúncia e me ajudar a memorizar:
I’m fed up with… Estou de saco cheio de…
- Agora vou criar minhas próprias frases de exemplo com coisas que façam sentido pra minha realidade:
- I’m fed up with my boyfriend. Estou de saco cheio do meu namorado.I’m fed up with work. Estou de saco cheio do trabalho.
- I’m fed up with college. Estou de saco cheio da faculdade.
Assim que acabar de ler este post, já faça esse exercício com algum chunk que aprender. Vai ver como fica mais fácil de falar sem errar.

Treine e fale bastante.
Como se não bastasse caçar chunks, você também vai ter que ir pra academia se quiser aumentar sua confiança. Calma, não é a academia que você está pensando. Assim como se você parar de malhar você perde massa muscular com o tempo, você esquece o vocabulário que não praticar.
E a melhor forma de praticar se comunicar em inglês é… se comunicando em inglês. Quem diria? Pode ser com aquele seu amigo de outro país, num curso de inglês, com pessoas na internet, até com recursos de inteligência artificial. E, se nada disso estiver disponível, tem um recurso que estará sempre ao seu alcance: você mesmo.
Pode falar sozinho, a gente não vai te julgar. É uma forma válida de manter o músculo do inglês trabalhando. Você também pode praticar sozinho com o Lexical Notebook da inFlux, um app gratuito que te permite anotar os chunks que você for aprendendo e praticar com áudio, flashcards e mais para não esquecer. Para saber mais sobre ele, clique aqui:
O que é e como usar um Lexical Notebook? – inFlux

DICA EXTRA: Venha para a inFlux!
Você não precisa alcançar o domínio do idioma sozinho. Aqui na inFlux, nós somos encurtadores de tempo. Em vez de gastar anos aprendendo sozinho, você começa a falar inglês desde a sua primeira aula.
Graças ao nosso método exclusivo, que une duas abordagens, a Abordagem Lexical, que utiliza chunks; e a Abordagem Comunicativa, onde o aluno pratica ouvindo, falando, interagindo com situações comuns do seu dia a dia, criando os próprios exemplos, você tem um ambiente em que pode praticar todas as dicas acima, e o melhor: com todo o nosso suporte.
Para quem quer praticar além do horário das aulas, ainda oferecemos aulas bônus – aulas particulares de graça com um professor toda sexta-feira em que você escolhe o tema! – e várias atividades extras para te ajudar a usar o inglês no dia a dia, como em entrevistas de emprego, restaurantes, no aeroporto…
Além disso, para quem tem espírito aventureiro, oferecemos oportunidades incríveis de vivenciar o inglês, como no nosso inFlux Immersion ou o Vacation Intensive em que você cursa um módulo da inFlux fora do país, com passeios e experiências incríveis e a oportunidade de sentir na prática tudo o que aprendeu em sala de aula, fora dela.
Ah, e claro: aqui no nosso blog você encontra muito conteúdo de graça pra te ajudar nessa jornada de aprendizagem. Veja alguns posts superlegais pra aprender mais com a gente:
Por onde começar a aprender inglês – inglês para iniciantes – inFlux
Tradução no aprendizado de uma segunda língua – inFlux
O que significa ‘D.O.A.’ na música tema de Friends? – inFlux