Como se divertir e aprender inglês ao mesmo tempo?

Imagine que legal seria melhorar o seu inglês jogando aquele game favorito. Ao contrário do que muitos pensam, os jogos de plataforma podem ser grandes parceiros ao se divertir e aprender inglês.

É muito importante saber que, para aprender um novo idioma, é essencial o interesse. Por isso, passar algumas horinhas interagindo em um game pode ser muito produtivo para crianças e adolescentes, pois a motivação e o interesse em aprender fazendo algo que gostam pode facilitar muito o aprendizado.

Porém, isso não significa que você vai virar uma fera em inglês apenas sentado(a) no sofá, sem qualquer tipo de esforço. É necessário associar a diversão com muito foco e atenção da parte do jogador.

Caso você não possua referências, iniciar no aprendizado através dos games pode ajudar – e muito! Existem alguns termos comuns usados entre os players, como score (pontuação), farm (juntar recursos), GGWP (good game, well played – bom jogo, bem jogado), etc. É válido pesquisar sobre alguns desses termos e sobre o vocabulário utilizado no tipo de game escolhido para iniciar os estudos!

Afinal, como se divertir e aprender inglês?

Para você se divertir e aprender inglês ao mesmo tempo, separamos algumas dicas especiais:

Playing to learn (jogando para aprender)

Antes de mais nada, pegue aquele game que você tanto ama e troque o idioma para o inglês. Afinal, o objetivo deste artigo é te ajudar a aprender inglês se divertindo.

Qualquer jogo no idioma pode ajudar no seu aprendizado, porém, jogos com quests (missões) possuem um número maior de orientações, instruções e de diálogos, o que proporciona ao player uma uma imersão maior na língua.

Jogar online com jogadores de outros países também é uma ótima dica, visto que o idioma comum de comunicação entre os jogadores é o inglês. Dessa forma, o player tem a chance de interagir com pessoas de diversos países e de culturas diferentes!

Mais importante que aprender todas as palavras que aparecerem no jogo, é conseguir compreender o contexto do game ou da quest e fazer associações com a história. Muitas vezes não é necessário procurar pelas palavras que não conhece, pois o próprio jogo é autoexplicativo e associa as palavras com a história, o cenário e os itens do jogo, aumentando o vocabulário do player sem a necessidade de recorrer a dicionários.

No entanto, os jogos não são a única forma disponível para treinar o seu inglês! Temos disponíveis na internet os mais diversos tipos de fóruns de jogos em inglês, nos quais é possível participar de discussões sobre os seus games favoritos e interagir com pessoas do mundo todo que tem o mesmo interesse que você. Assistir um vídeo sobre o seu game preferido em inglês é uma ótima opção de estudo também. Para isso, temos uma grande variedade de youtubers e streamers que disponibilizam gameplays para os fãs dos jogos.

Seja jogando, assistindo um gameplay do seu jogo preferido, lendo discussões em fóruns em inglês, o importante é sempre lembrar de buscar por combinações de palavras comuns (chunks), e não por palavras soltas, pois essa é a melhor forma de memorizar o idioma!

Sendo assim, podemos dizer que é possível se divertir e aprender inglês. Contudo, como qualquer coisa na vida, é necessário esforço de sua parte como aluno(a).

Vale também lembrar de que não é necessário se prender aos consoles! Existem muitos títulos para computador e smartphones que são interessantes e podem ajudar da mesma forma!

Você é fã de games e gostou deste texto? Confira também o nosso post com as principais Expressões sobre Videogames e aproveite!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Mais lidos

A inFlux garante, em contrato, o domínio rápido do seu inglês.

Este é o nosso Compromisso de Aprendizado com você.

A inFlux garante, em contrato, o domínio rápido do seu inglês.

Este é o nosso Compromisso de Aprendizado com você.

A INFLUX VAI SURPREENDER VOCÊ

Preencha seus dados abaixo que entraremos em contato com você.