Programas de intercâmbio: 5 motivos para participar!

Ainda em dúvida sobre participar ou não de um programa de intercâmbio? Te damos 5 razões definitivas para você embarcar e aproveitar essa oportunidade!

Se existe um sonho que seja praticamente unanimidade entre os jovens, certamente é o de participar de programas de intercâmbio. Eles são repletos de desafios, aprendizados e, principalmente, oportunidades.

No início das pesquisas sobre como fazer intercâmbio, é comum que surjam incertezas e inseguranças. Porém, o desejo de viver uma nova cultura, conhecer pessoas de países diferentes e, ainda, tornar-se fluente em outro idioma, é o que deve prevalecer.

Abaixo, selecionamos 5 motivos para você participar de um programa de intercâmbio e porque você deve se dar a chance de vivenciar essa experiência única.

Por que participar de programas de intercâmbio?

1. Fazer um programa de intercâmbio é sempre uma experiência enriquecedora

Morar em outro país é a melhor forma de conhecer novas pessoas e culturas, provar uma gastronomia diferente, observar e adquirir novos hábitos e comportamentos e ampliar ainda mais a sua visão de mundo.

É uma oportunidade de sair totalmente da zona de conforto e de explorar um novo universo, repleto de novidades. Participando de um programa de intercâmbio, você pode presenciar situações e visitar lugares que, antes, via somente pela internet. Isso com certeza aumenta sua capacidade crítica e analítica.

2. Independência, maturidade e autoconfiança

Quer melhor oportunidade para amadurecer e tornar-se mais independente do que, além de sair de casa por um tempo, ir para outro país? Nesse tipo de situação, não existe outra opção a não ser aprender a se virar, assumir responsabilidades e adaptar-se a uma cultura que não seja a sua.

No início dos programas de intercâmbio, é normal surgirem tristezas e incertezas. Porém, com o tempo, a maturidade vai ensinando a lidar com tudo isso e, assim, a autoconfiança também se desenvolve. Você vai sentir muito orgulho de si quando perceber que tem conseguido enfrentar esses desafios!

3. Benefícios para o currículo

A experiência de ter feito programas de intercâmbio pode ser a chave para conseguir boas oportunidades profissionais no futuro. No Brasil, as empresas costumam valorizar muito candidatos que tenham tido vivências no exterior, tanto pela questão do idioma, quanto pelo desafio de se moldar à
outra cultura, já que isso tende a tornar as pessoas mais tolerantes e abertas a diferenças.

Viver em outro país por um tempo é algo que te proporciona um aprendizado único, e as corporações estão sempre em busca de colaboradores com competências e habilidades inovadoras.

4. Aprender a administrar o próprio dinheiro

Muitos jovens só entendem o que é viver com uma quantia fixa de dinheiro por mês quando saem da casa dos pais. Agora, imagine ter que aprender isso morando em outro país e lidando com outra moeda!

De início, pode ser assustador, mas a oportunidade que o programa de intercâmbio oferece de desenvolver responsabilidade financeira e de aprender a administrar o próprio dinheiro é muito valiosa para toda a vida. Assim, podemos compreender, na prática, o valor de cada centavo economizado!

5. A possibilidade de aprender um novo idioma direto da fonte

Ter a possibilidade de aprender (ou melhorar) um idioma no próprio país onde ele é falado é, certamente, uma das principais razões para qualquer pessoa cogitar fazer um intercâmbio.

Estando rodeado pela cultura local e pelos moradores nativos, você não terá outra alternativa a não ser tentar se comunicar no idioma do lugar. Essa imersão faz com que se tenha cada vez mais vontade de estudar!

Com certeza, ao final do programa de intercâmbio, você estará falando tão naturalmente e sem esforço que toda a dedicação valerá a pena.

Gostou da ideia de embarcar nessa oportunidade? Que tal começar a se preparar desde agora 
para evitar que o choque de uma nova língua seja tão forte? A inFlux conta com um método de ensino diferenciado: em dois anos e meio, você sai falando inglês ou espanhol. Assim, já pode chegar a outro país conversando sem medo!

Você já fez intercâmbio? Compartilhe sua experiência com a gente comentando aqui no blog!





Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Mais lidos

A inFlux garante, em contrato, o domínio rápido do seu inglês.

Este é o nosso Compromisso de Aprendizado com você.

A inFlux garante, em contrato, o domínio rápido do seu inglês.

Este é o nosso Compromisso de Aprendizado com você.

A INFLUX VAI SURPREENDER VOCÊ

Preencha seus dados abaixo que entraremos em contato com você.