O que significa a sigla “VAT” em inglês?

As siglas ISS, IPI e ICMS são familiares no seu vocabulário? Estas são siglas de alguns impostos cobrados aqui no Brasil. O ISS é o Imposto cobrado Sobre Serviço, o IPI é o Imposto cobrado sobre Produtos Industrializados e o ICMS é o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços. Porém existe um imposto com finalidade bastante similar aos já citados, o “VAT”. Este imposto começou a ser cobrado em 1973 na Grã Bretanha e sua sigla significa Value Added Tax em português Imposto Agregado ao Valor. Ou seja, ao fazer compras no exterior saibam que em cima do valor bruto do produto o “VAT” é o cobrado. O valor do “VAT” gira em torno dos 17,5% (no Reino Unido). No entanto, pode variar de acordo com a política do estado e chegar até a 20%.

VAT = Value Added Tax Imposto Agregado ao Valor

 

 

Porém existem casos onde o “VAT” não é cobrado, ou seja existe a isenção total do imposto. Curiosos para saber quais são? Os produtos mais comuns são: livros, revistas, jornais, roupas de criança, alimentos e equipamentos para pessoas com alguma deficiência física. Estes produtos são chamados de “zero-rated products”, ou seja “produtos livres de impostos”.

zero-rated products produtos livres de impostos

 

O “VAT” existe em todos os países da União Européia. O curioso é que ele muda de nome muitas vezes. Nos países de língua inglesa o nome é comum. Ou seja, “VAT” é o termo usado para quase todos os países: Estados Unidos, Inglaterra, Escócia, Irlanda (onde é conhecido também como “CBL”), etc. Porém, na Austrália é chamado de “GST” (Goods and Services Tax) e no Canadá existe o “GST” e também o “HST” (Harmonized Sales Tax).

CBL = VAT  Imposto Agregado ao Valor

 

GST – Goods and Services Tax

 
 

HST – Harmonized Sales Tax

 
 

Já nos países de língua espanhola o nome mais conhecido é “IVA”.

O fato é que o imposto tem diferentes nomes em cada país, no entanto, a mordida do governo dói na mesma intensidade no bolso de cada ser humano, então ao planeja a sua próxima viagem ao exterior tenham em mente que pelo menos 20% do que for gasto nas suas compras são do agora conhecido “VAT”.

Take care!

[by Ricardo H. Rekowsky, inFlux Jaraguá do Sul – SC] and [Denilso de Lima]

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Mais lidos

A inFlux garante, em contrato, o domínio rápido do seu inglês.

Este é o nosso Compromisso de Aprendizado com você.

A inFlux garante, em contrato, o domínio rápido do seu inglês.

Este é o nosso Compromisso de Aprendizado com você.

A INFLUX VAI SURPREENDER VOCÊ

Preencha seus dados abaixo que entraremos em contato com você.