5 Dicas para Aprender Inglês com a inFlux

Todo aluno que começa a estudar uma língua certamente quer aproveitar ao máimo a experiência. E sempre surge a dúvida: como tirar proveito do material e assim desenvolver as habilidades comunicativas na língua inglesa? Seguem abaixo cinco dicas importantes:

1. Não se preocupe com regras e termos técnicos da gramática.

As pessoas costumam perder tempo tentando entender coisas técnicas como “past participle“, “present perfect“, “passive voice“, “the verb to be“, “present continuous“, “prepositions“, etc. Não há necessidade para isso! Lembre-se que ao falar português você não se preocupa com “conjunção adversativa“, “oração subordinada“, “verbos anômalos e defectivos“, “modo indicativo e subjuntivo“, “futuro do presente ou futuro do pretérito“… Você simplesmente fala a língua! Portanto, ao aprender inglês preocupe-se em aprender a falar inglês como os falantes nativos realmente falam; deixe os tecnicismos teóricos para professores, linguistas, especialistas e afins.

2. Desenvolva sua habilidade de listening. Ouça inglês!
As pessoas parecem ter medo de ouvir inglês. Geralmente, elas acham difícil pois não entendem nada; consequentemente, elas desistem e nunca mais se envolvem com o ato de ouvir inglês. Pense bem: você só aprendeu a falar português porque ouvia português o tempo todo. Se ficasse isolado em uma sala logo após seu nascimento, certamente não falaria português. Portanto, envolva-se com a língua inglesa o máximo que puder. Na inFlux você pode ouvir os áudios que acompanham os livros (coursebook e o CA). Além disso, empreste um livro na biblioteca da sua escola que tenha algum recurso de áudio e ouça a história enquanto acompanha lendo no livro. Escute músicas em inglês. Assista a filmes e seriados em inglês. Enfim, dedique tempo a ouvir inglês. Não tenha medo e não se esconda dessa atividade! Envolva-se e acostuma-se com ela! Aproveite e leia também a dica Como Melhorar o Listening Com o Material inFlux.

aprender-ingles-img1-dest.jpg

3. Aprenda chunks e collocations. Evite as palavras isoladas a todo custo!

Quando estiver em sala de aula (ou mesmo preparando sua aula) procure aprender as palavras em combinação com outras. Por exemplo, um aluno de Book 1 aprende que “have” também significa “comer” ou “beber“. Portanto, tão logo aprenda isso, é ideal criar algumas combinações (collocations ou chunks) com as palavras aprendidas: “have some cake“, “have a sandwich“, “have a coke“, etc. Ou seja, acostume-se a combinar as palavras e criar exemplos com as combinações. Fazendo isso você se acostumará a usar (falar) as palavras em conjunto e não isoladamente.

4. Faça suas atividades e prepare as suas lições.

Se você não fizer isso, saiba que só ir às aulas não será o suficiente. Em sala de aula você aprenderá muita coisa; no entanto, ficará para trás em comparação com os colegas que preparam as lições e se dedicam. Tenha em mente que ao preparar a lição antes da aula, você estará estimulando a sua curiosidade. Isso faz com que seu cérebro fique mais atento na aula e seu rendimento seja muito melhor. Preparar as aulas com antecedência deixará os drills mais fáceis e simples para você. Enfim, preparar as lições é extremamente crucial para que você desenvolva suas habilidades em inglês. Portanto, por mais estranho que pareça, prepare suas lições antes de cada aula; isso ajudará muito você. Acredite!

5. Pratique! Pratique! Pratique!

Diz o ditado que a prática leva à perfeição. Ou seja, quanto mais você praticar, melhor. Portanto, não tenha medo de pôr em prática o que estiver aprendendo. Acostume-se a usar o que aprende com seu professor e colegas de classe. Não tenha vergonha de repetir as palavras e expressões. Não tenha medo ou vergonha dos drills. Faça os Dialog Samples como se fossem diálogos de verdade; ou seja, vivencie a situação e dê o melhor de si ao fazer essa parte das aulas. Pratique fora da sala de aula também: fale sozinho, descreva mentalmente algumas situações em inglês, crie diálogos, mantenha um diário de aprendizado. Enfim, tudo isso ajudará seu cérebro a se acostumar com a língua que está aprendendo. Pratique e você desenvolverá a sua fluência muito mais rápido.

Essas são apenas algumas das dicas que você pode começar a pôr em prática hoje mesmo. Certamente há muitas outras e, portanto, voltaremos em outro post para falarmos sobre elas. Por enquanto você já tem algumas para pensar a respeito e tomar uma atitude. Lembre-se: tudo isso faz parte do nosso Compromisso de Aprendizado.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Mais lidos

A inFlux garante, em contrato, o domínio rápido do seu inglês.

Este é o nosso Compromisso de Aprendizado com você.

A inFlux garante, em contrato, o domínio rápido do seu inglês.

Este é o nosso Compromisso de Aprendizado com você.

A INFLUX VAI SURPREENDER VOCÊ

Preencha seus dados abaixo que entraremos em contato com você.