Você sabe a diferença entre FURTHER e FARTHER em inglês?

Quando estamos aprendendo um novo idioma, é comum nos depararmos com palavras muito parecidas, mas que não são exatamente a mesma coisa. Entender essa diferença pode parecer um detalhe mas é justamente o domínio desses detalhes que eleva o seu nível de inglês. Este é o caso de hoje! Você sabe a diferença entre further e farther em inglês?

diferença entre FURTHER e FARTHER em inglês? - inFlux Blog

Primeiro saiba que essas duas palavras podem significar “mais longe“, “mais adiante“, etc. Se as duas significam a mesma coisa em português, como você vai saber quando usar um ou outro?

Apesar de alguns dicionários ainda estabelecerem regras para o seu uso, ainda há contradições em torno disso e sobre ambos poderem ser usados sem distinção em algumas situações. Sempre haverá discussão sobre qual é o certo, mas saiba que a língua está em constante mudança e, atualmente, o mais utilizado é o further, porque possui um uso mais amplo.

Desprenda-se de regras gramaticais e listas de vocabulário. Ao invés de ficar decorando tudo isso que mais te atrapalha do que ajuda, aprenda gramática na prática com os chunks! Os chunks são conjuntos de palavras que frequentemente aparecem juntas em um idioma. Quando você aprende chunks ao invés de palavras soltas, você aprende vocabulário, gramática e pronúncia como se fossem uma coisa só.

Isso quer dizer que a aprendizagem se torna muito mais intuitiva, fácil e quando você vê, está pensando em inglês! Parece incrível, né? Não deixe de entender mais sobre os chunks clicando aqui.

Quando usar “further” e “farther” em inglês

Vamos começar com os casos em que se pode usar as duas palavras. Ou seja, que poderá usar FARTHER em vez de FURTHER e vice-versa.. Vejamos alguns exemplos e preste atenção nos sublinhados – aqui estaremos indicando os chunks e seu equivalente em português:

Caso você esteja fazendo uma comparação, por exemplo, e queira falar “mais longe do que” ou “mais distante do que“, você pode usar tanto further than como farther than. Observe:

Elisa ran farther than Nick. = Elisa ran further than Nick. A Elisa correu mais longe do que o Nick..

Your house is farther than I remembered. = Your house is further than I remembered. A sua casa é mais longe do que eu lembrava.

Veja agora alguns chunks com essas duas palavras quando estão relacionadas a distância:

Se você quiser falar para alguém “siga a diante” ou “vá mais longe“, você poderá usar go father / go further. Dá uma olhada:

Go farther! = Go further! Siga mais adiante!

We cannot go farther. It’s not allowed. = We cannot go further. It’s not allowed.  Nós não podemos ir mais adiante. Não é permitido.

Você também pode querer ser um pouco mais específico e dizer “mais ao norte“, “mais ao sul“, neste caso você dirá:

Farther north = Further north mais ao norte 

Farther South = Further South mais ao sul

Veja esses chunks em alguns exemplos em frases:

London is farther north than Juneau. = London is further north than Juneau. Londres é mais ao norte que Juneau.

Juneau is farther south than London. = Juneau is further south than London. Juneau é mais ao sul que Londres.

ATENÇÃO: Chunks com Further

Agora, vamos aprender mais chunks com a palavra further – que não podemos usar ‘farther’. Note que ao aprender elas juntas, ou seja, em chunks, facilitará muito mais na hora de usar pois você não precisará pensar em palavra por palavra e correr o risco de uma tradução ao pé da letra. O vocabulário virá naturalmente e de maneira mais assertiva, trazendo mais confiança. Então, observe o quadro abaixo:

Nesses chunks, a tradução de further se tornou “mais” e também poderá ser entendido como “adicionais” “extras”. Veja alguns exemplos:

further details detalhes adicionais, mais detalhes, detalhes extras

further questions mais perguntas

further information informações adicionais

etc.

Por exemplo:

Visit our website for further information. Visite nosso site para informações adicionais.

Further questions can be answered through the FAQ. Perguntas adicionais podem ser respondidas pelo FAQ.

diferença entre FURTHER e FARTHER em inglês? - inFlux Blog

Further também pode ser utilizado como verbo que significa “avançar”, “aprofundar”, “levar a outro nível”, “aprimorar”, “mais”, etc. Veja:

This class will further your understanding of Geography. Essa aula irá aprofundar o seu conhecimento de Geografia.

The best way to further your career is studying more. A melhor forrma de avançar da sua carreira é estudando mais. 

Além disso, further é usado como uma expressão – que também é um chunk – que você pode usá-la quando algo é claramente mentira, algo como “não poderia estar mais enganado”, “isso não passa de uma mentira”. Dá uma olhada:

Nothing could be further from the truth. Não poderia estar mais enganado. / Isso não passa de uma mentira. / Nada mais longe da verdade / Isso é conversa fiada. / etc.

Veja esse exemplo:

I don’t hate you! Nothing could be further from the truth. Eu não te odeio! Isso é mentira.

She said They’ve broken up. In fact, nothing could be further from the truthEla disse que eles terminaram. Na verdade, isso não passa de uma mentira!

A língua falada é muito dinâmica e está em constante evolução.

O que nos garante que em alguns anos tudo isso tenha sido desconstruído? Por isso é sempre bom estarmos em constante aprendizado e prestando atenção em como nos comunicamos.

Go further! Ou seria Go farther? Ah, whatever…

Não deixe de praticar mais:

Qual a diferença e quando usar “a” e “an” em inglês

Qual a diferença entre “fun” e “funny” em inglês

See you soon raccoon! 

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Mais lidos

A inFlux garante, em contrato, o domínio rápido do seu inglês.

Este é o nosso Compromisso de Aprendizado com você.

A inFlux garante, em contrato, o domínio rápido do seu inglês.

Este é o nosso Compromisso de Aprendizado com você.

A INFLUX VAI SURPREENDER VOCÊ

Preencha seus dados abaixo que entraremos em contato com você.